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terça-feira, 9 de agosto de 2011

 Trata-se da apresentação geral do trabalho, fornecendo uma visão global do assunto tratado (contextualização), com uma definição clara, concisa e objetiva do tema e a delimitação precisa das fronteiras de estudo em relação ao campo selecionado, isto é, do problema a ser estudado. Deve esclarecer aspectos do assunto a ser desenvolvido sem, entretanto, antecipar resultados. Na introdução também são descritos os objetivos do trabalho e a justificativa/relevância do estudo.
            Máttar Neto (2002, p. 169-170), ao discutir a função da introdução destaca que ela deve indicar por que, como e para que o texto foi escrito, sendo composta das seguintes partes:
  • tema e problema, com o proposto de delimitar o assunto que está em discussão e indicar o ponto de vista que será enfocado;
  • inserção do tema ou problema no âmbito da literatura existente, incluindo as deficiências identificadas, situando o tema no conjunto dos conhecimentos já desenvolvidos anteriormente por diferentes autores, destacando alguns trabalhos que foram essenciais para a pesquisa;
  • objetivos, geral e específico, apontando, o primeiro, o propósito maior do trabalho; o resultado final a ser alcançado e o segundo, de caráter mais concreto e experimental, especificando as etapas cumpridas para alcançar a resposta as seguintes indagações “para que?” e “para quem?”. Devem ser redigidos com o verbo no infinitivo sendo sugerida a consulta aos verbos correspondentes aos níveis sucessivos do domínio cognitivo (Anexo 1);
  • hipótese do trabalho visando apontar uma ou mais questões sobre o tema em estudo que serão respondidas durante o desenvolvimento do trabalho e retomadas na conclusão;
  • percurso da pesquisa discorrendo seu impulso inicial, os principais acontecimentos que determinaram sua direção, suas etapas.
  • metodologia da pesquisa arrolando os caminhos adotados para o desenvolvimento da pesquisa;
  • justificativa, que além de revelar as razões da escolha do assunto, também deve explicar que contribuições o trabalho pode oferecer, tanto em termos teóricos quanto práticos, demonstrando a importância do estudo da temática;
  • definição de termos importantes ou neologismos, que serão adotados no decorrer do trabalho;
  • estrutura, anunciando as partes em que o trabalho se encontra dividido.
Fonte:

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Guia para normalização de relatórios técnicos científicos/ Célia Regina Simonetti Barbalho; Suely Oliveira Moraes. Manaus:  EdUA, 2003.103 p.; il.
Moraes, Suely Oliveira II. Título. Documentação – Normalização 2. Normalização de trabalhos – Guia I. 

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