Pages

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Elementos Textuais de Um RCC


ELEMENTOS TEXTUAIS

 Os elementos textuais são constituídos pela parte do trabalho dissertativo onde o autor desenvolve o conteúdo do que está sendo abordado, construindo sua argumentação de modo a conduzir o leitor para o entendimento daquilo que está a afirmar.
A redação científica apresenta algumas características que a diferenciam de todos os outros tipos de redação. Possui uma formalidade facilmente perceptível, referendada pela utilização do argumento da autoridade. Cada informação importante deve ser validada e confirmada por uma autoridade no assunto, sendo essa a razão pela qual os textos científicos têm tantas citações. O texto deve ser redigido em linguagem impessoal, claro e conciso, sendo recomendado o uso na terceira pessoa do singular e verbo na voz passiva. Pode ser dividido em capítulos ou seções e subseções, sendo que cada capítulo deve iniciar em folha própria.
Conforme o tipo de trabalho, área de conhecimento ou metodologia adotada, o texto é organizado de maneira distinta, mas sua estrutura básica normalmente abrange introdução, a fundamentação teórica (incluindo revisão bibliográfica e referencial teórico), descrição metodológica, apresentação, análise e interpretação dos resultados e conclusões, não necessariamente com esta divisão, mas nesta seqüência.
Um relatório de iniciação científica deve adotar a mesma formatação de conteúdo de um trabalho de natureza semelhante, porém é fundamental a compreensão de que se trata da formação de um discente de graduação que está sendo inserido no contexto do fazer científico, aprendendo a produzir conhecimento. Deste modo, os relatórios deverão conter, como elementos textuais: introdução, desenvolvimento que apresentará a revisão de literatura, a descrição dos caminhos metodológicos adotados, bem como os resultados e as conclusões e recomendações.
A formatação integral dos elementos textuais integra a subseção Aspectos Gráficos deste Guia.

Fonte:

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Guia para normalização de relatórios técnicos científicos/ Célia Regina Simonetti Barbalho; Suely Oliveira Moraes. Manaus:  EdUA, 2003.103 p.; il.

Moraes, Suely Oliveira II. Título. Documentação – Normalização 2. Normalização de trabalhos – Guia I. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTOS DOS ALUNOS ICE 2011