Pages

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ética e Moral - Qual a diferença?



DEFININDO ÉTICA:
Para melhor se interpretar o significado da palavra “Ética” deve-se observar em primeiro lugar sua origem grega da palavra “ethos” que significa modo de ser. Ética, segundo Motta (1984) é um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social”, diante desta afirmação compreendemos que “Ética” é a forma de comportamento que um indivíduo deve realizar para atender ao equilíbrio do meio social em que ele interage. “ética”, é aplicada a todos indistintamente a um tipo cultura e grupo específico, é geral e regulamenta de forma indireta a sociedade.
ÉTICA E MORAL:
Para melhor compreender o que é “Ética”, realizar uma comparação é muito necessária. Diferenciar “Ética” de “Moral”. Diferente da palavra “Ética”, a “Moral” tem sua origem do latim, “mores”, que significa costumes. Moral é um conjunto de normas que atuam sobre o comportamento do homem em sociedade, adquiridas pela tradição e cultura, desenvolvida no cotidiano de uma sociedade específica. Durkheim define ”Moral” como à “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria criação das cidades, das sociedades, existente ainda quando o ser humano era nômade, essencial para a manutenção direta de grupos distintos e específicos.
A Ética segundo Sócrates, investiga e explica as normas morais, levam o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

Um comentário:

FOTOS DOS ALUNOS ICE 2011