Pages

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Video Projetos de TCC

O que é Fundamentação Teórica do RCC?

Fundamentação Teórica

          A fundamentação teórica atribui, essencialmente, credibilidade ao trabalho, faz referência às pesquisas e aos conhecimentos já construídos e publicados, situando a evolução do assunto e, assim, dando sustentação ao tema que está sendo estudado. É a análise do estado da arte do problema abordado.
Faz-se mister destacar que não se trata de uma simples transcrição de pequenos textos ou citações, mas sim de uma sistematização de idéias, fundamentos, conceitos e proposições de vários autores, apresentados de forma lógica, encadeada e descritiva, demonstrando que foram estudados e analisados pelo autor. Nesse sentido, deve-se efetuar o levantamento bibliográfico junto a diferentes fontes documentais, como livros, obras de referência, periódicos científicos, teses, dissertações, monografias, artigos, dentre outros. Na revisão bibliográfica deve-se observar algumas recomendações como:

·           limite às contribuições mais relevantes diretamente ligadas ao assunto;
·           mencionar o nome de todos os autores, obrigatoriamente, no texto e nas referências;
·   apresentar e comentar resultados de pesquisas relacionadas ao assunto, salientando as  contribuições ou relação das mesmas com o trabalho;
·    adotar tantas seções quanto forem necessárias à fundamentação do tema e do problema abordados.


 O objetivo do levantamento bibliográfico é: viabilizar o aprendizado sobre uma determinada área; elencar os trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema; identificar e selecionar dos métodos e técnicas a serem utilizados; subsidiar a redação do trabalho. Devem ser utilizadas diversas fontes bibliográficas existentes sejam elas primárias, secundárias ou terciárias. Suas etapas de realização são: determinação de um ponto de partida a partir de listas de citações de trabalhos fundamentais para o tema ou similares ao que se pretende fazer, listas de citações de revisões recentes da literatura, idéias e dicas dadas pelo orientador, colegas, congressos, etc, números recentes e ver sumários de algumas revistas importantes na área e pesquisa na Internet (WWW) usando catálogos e mecanismos de busca; levantamento e fichamento das citações relevantes; aprofundamento e expansão da busca; seleção das fontes a serem obtidas; localização das fontes e obtenção; leitura, sumarização e redação.

Fonte:

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Guia para normalização de relatórios técnicos científicos/ Célia Regina Simonetti Barbalho; Suely Oliveira Moraes. Manaus:  EdUA, 2003.103 p.; il.
Moraes, Suely Oliveira II. Título. Documentação – Normalização 2. Normalização de trabalhos – Guia I. 


Desenvolvimento

Como o próprio nome diz, o desenvolvimento é a parte mais extensa e consistente do trabalho. Nele são expostas as principais idéias sobre o assunto, além dos aspectos metodológicos empregados, resultados e interpretação do estudo.
Como nas demais partes que compõem o trabalho, o desenvolvimento deve ter objetividade, clareza e precisão e sua exposição pressupõe o atendimento de três fatores essenciais para o texto de caráter científico: explicação, discussão e demonstração.
A decisão pela divisão dos capítulos deverá ser norteada pela construção racional do argumento científico de modo a tornar evidente o que está implícito, obscuro ou complexo, descrevendo, classificando e definindo a temática e comparando as várias posturas ideológicas que se contrapõem.
Da mesma forma que na introdução, os elementos que fazem parte do desenvolvimento do trabalho podem ser alterados em função da natureza do mesmo e da área de conhecimento sob investigação. Entretanto, as partes essenciais que integram esta etapa do trabalho são: a fundamentação teórica (revisão bibliográfica); a descrição metodológica; a apresentação, análise e interpretação dos resultados.
O desenvolvimento deve ser dividido em tantas seções e subseções quantas forem necessárias para o detalhamento da pesquisa e/ou estudo realizado. As descrições apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas da pesquisa; contudo, minúcias de provas matemáticas ou procedimentos experimentais, se forem essenciais para a compreensão dos resultados, devem constituir-se em apêndice.
Todas as ilustrações ou quadros. essenciais à compreensão do texto, devem ser incluídas o mais próximo da parte do texto onde é citada, salvo quando, por motivos de dimensão, isto não é possível.

Fonte:

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Guia para normalização de relatórios técnicos científicos/ Célia Regina Simonetti Barbalho; Suely Oliveira Moraes. Manaus:  EdUA, 2003.103 p.; il.
Moraes, Suely Oliveira II. Título. Documentação – Normalização 2. Normalização de trabalhos – Guia I. 
 Trata-se da apresentação geral do trabalho, fornecendo uma visão global do assunto tratado (contextualização), com uma definição clara, concisa e objetiva do tema e a delimitação precisa das fronteiras de estudo em relação ao campo selecionado, isto é, do problema a ser estudado. Deve esclarecer aspectos do assunto a ser desenvolvido sem, entretanto, antecipar resultados. Na introdução também são descritos os objetivos do trabalho e a justificativa/relevância do estudo.
            Máttar Neto (2002, p. 169-170), ao discutir a função da introdução destaca que ela deve indicar por que, como e para que o texto foi escrito, sendo composta das seguintes partes:
  • tema e problema, com o proposto de delimitar o assunto que está em discussão e indicar o ponto de vista que será enfocado;
  • inserção do tema ou problema no âmbito da literatura existente, incluindo as deficiências identificadas, situando o tema no conjunto dos conhecimentos já desenvolvidos anteriormente por diferentes autores, destacando alguns trabalhos que foram essenciais para a pesquisa;
  • objetivos, geral e específico, apontando, o primeiro, o propósito maior do trabalho; o resultado final a ser alcançado e o segundo, de caráter mais concreto e experimental, especificando as etapas cumpridas para alcançar a resposta as seguintes indagações “para que?” e “para quem?”. Devem ser redigidos com o verbo no infinitivo sendo sugerida a consulta aos verbos correspondentes aos níveis sucessivos do domínio cognitivo (Anexo 1);
  • hipótese do trabalho visando apontar uma ou mais questões sobre o tema em estudo que serão respondidas durante o desenvolvimento do trabalho e retomadas na conclusão;
  • percurso da pesquisa discorrendo seu impulso inicial, os principais acontecimentos que determinaram sua direção, suas etapas.
  • metodologia da pesquisa arrolando os caminhos adotados para o desenvolvimento da pesquisa;
  • justificativa, que além de revelar as razões da escolha do assunto, também deve explicar que contribuições o trabalho pode oferecer, tanto em termos teóricos quanto práticos, demonstrando a importância do estudo da temática;
  • definição de termos importantes ou neologismos, que serão adotados no decorrer do trabalho;
  • estrutura, anunciando as partes em que o trabalho se encontra dividido.
Fonte:

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Guia para normalização de relatórios técnicos científicos/ Célia Regina Simonetti Barbalho; Suely Oliveira Moraes. Manaus:  EdUA, 2003.103 p.; il.
Moraes, Suely Oliveira II. Título. Documentação – Normalização 2. Normalização de trabalhos – Guia I. 

Elementos Textuais de Um RCC


ELEMENTOS TEXTUAIS

 Os elementos textuais são constituídos pela parte do trabalho dissertativo onde o autor desenvolve o conteúdo do que está sendo abordado, construindo sua argumentação de modo a conduzir o leitor para o entendimento daquilo que está a afirmar.
A redação científica apresenta algumas características que a diferenciam de todos os outros tipos de redação. Possui uma formalidade facilmente perceptível, referendada pela utilização do argumento da autoridade. Cada informação importante deve ser validada e confirmada por uma autoridade no assunto, sendo essa a razão pela qual os textos científicos têm tantas citações. O texto deve ser redigido em linguagem impessoal, claro e conciso, sendo recomendado o uso na terceira pessoa do singular e verbo na voz passiva. Pode ser dividido em capítulos ou seções e subseções, sendo que cada capítulo deve iniciar em folha própria.
Conforme o tipo de trabalho, área de conhecimento ou metodologia adotada, o texto é organizado de maneira distinta, mas sua estrutura básica normalmente abrange introdução, a fundamentação teórica (incluindo revisão bibliográfica e referencial teórico), descrição metodológica, apresentação, análise e interpretação dos resultados e conclusões, não necessariamente com esta divisão, mas nesta seqüência.
Um relatório de iniciação científica deve adotar a mesma formatação de conteúdo de um trabalho de natureza semelhante, porém é fundamental a compreensão de que se trata da formação de um discente de graduação que está sendo inserido no contexto do fazer científico, aprendendo a produzir conhecimento. Deste modo, os relatórios deverão conter, como elementos textuais: introdução, desenvolvimento que apresentará a revisão de literatura, a descrição dos caminhos metodológicos adotados, bem como os resultados e as conclusões e recomendações.
A formatação integral dos elementos textuais integra a subseção Aspectos Gráficos deste Guia.

Fonte:

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Guia para normalização de relatórios técnicos científicos/ Célia Regina Simonetti Barbalho; Suely Oliveira Moraes. Manaus:  EdUA, 2003.103 p.; il.

Moraes, Suely Oliveira II. Título. Documentação – Normalização 2. Normalização de trabalhos – Guia I. 

FOTOS DOS ALUNOS ICE 2011