Pages

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O que é Fundamentação Teórica do RCC?

Fundamentação Teórica

          A fundamentação teórica atribui, essencialmente, credibilidade ao trabalho, faz referência às pesquisas e aos conhecimentos já construídos e publicados, situando a evolução do assunto e, assim, dando sustentação ao tema que está sendo estudado. É a análise do estado da arte do problema abordado.
Faz-se mister destacar que não se trata de uma simples transcrição de pequenos textos ou citações, mas sim de uma sistematização de idéias, fundamentos, conceitos e proposições de vários autores, apresentados de forma lógica, encadeada e descritiva, demonstrando que foram estudados e analisados pelo autor. Nesse sentido, deve-se efetuar o levantamento bibliográfico junto a diferentes fontes documentais, como livros, obras de referência, periódicos científicos, teses, dissertações, monografias, artigos, dentre outros. Na revisão bibliográfica deve-se observar algumas recomendações como:

·           limite às contribuições mais relevantes diretamente ligadas ao assunto;
·           mencionar o nome de todos os autores, obrigatoriamente, no texto e nas referências;
·   apresentar e comentar resultados de pesquisas relacionadas ao assunto, salientando as  contribuições ou relação das mesmas com o trabalho;
·    adotar tantas seções quanto forem necessárias à fundamentação do tema e do problema abordados.


 O objetivo do levantamento bibliográfico é: viabilizar o aprendizado sobre uma determinada área; elencar os trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema; identificar e selecionar dos métodos e técnicas a serem utilizados; subsidiar a redação do trabalho. Devem ser utilizadas diversas fontes bibliográficas existentes sejam elas primárias, secundárias ou terciárias. Suas etapas de realização são: determinação de um ponto de partida a partir de listas de citações de trabalhos fundamentais para o tema ou similares ao que se pretende fazer, listas de citações de revisões recentes da literatura, idéias e dicas dadas pelo orientador, colegas, congressos, etc, números recentes e ver sumários de algumas revistas importantes na área e pesquisa na Internet (WWW) usando catálogos e mecanismos de busca; levantamento e fichamento das citações relevantes; aprofundamento e expansão da busca; seleção das fontes a serem obtidas; localização das fontes e obtenção; leitura, sumarização e redação.

Fonte:

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Guia para normalização de relatórios técnicos científicos/ Célia Regina Simonetti Barbalho; Suely Oliveira Moraes. Manaus:  EdUA, 2003.103 p.; il.
Moraes, Suely Oliveira II. Título. Documentação – Normalização 2. Normalização de trabalhos – Guia I. 

2 comentários:

FOTOS DOS ALUNOS ICE 2011