Pages

terça-feira, 9 de agosto de 2011


Desenvolvimento

Como o próprio nome diz, o desenvolvimento é a parte mais extensa e consistente do trabalho. Nele são expostas as principais idéias sobre o assunto, além dos aspectos metodológicos empregados, resultados e interpretação do estudo.
Como nas demais partes que compõem o trabalho, o desenvolvimento deve ter objetividade, clareza e precisão e sua exposição pressupõe o atendimento de três fatores essenciais para o texto de caráter científico: explicação, discussão e demonstração.
A decisão pela divisão dos capítulos deverá ser norteada pela construção racional do argumento científico de modo a tornar evidente o que está implícito, obscuro ou complexo, descrevendo, classificando e definindo a temática e comparando as várias posturas ideológicas que se contrapõem.
Da mesma forma que na introdução, os elementos que fazem parte do desenvolvimento do trabalho podem ser alterados em função da natureza do mesmo e da área de conhecimento sob investigação. Entretanto, as partes essenciais que integram esta etapa do trabalho são: a fundamentação teórica (revisão bibliográfica); a descrição metodológica; a apresentação, análise e interpretação dos resultados.
O desenvolvimento deve ser dividido em tantas seções e subseções quantas forem necessárias para o detalhamento da pesquisa e/ou estudo realizado. As descrições apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas da pesquisa; contudo, minúcias de provas matemáticas ou procedimentos experimentais, se forem essenciais para a compreensão dos resultados, devem constituir-se em apêndice.
Todas as ilustrações ou quadros. essenciais à compreensão do texto, devem ser incluídas o mais próximo da parte do texto onde é citada, salvo quando, por motivos de dimensão, isto não é possível.

Fonte:

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Guia para normalização de relatórios técnicos científicos/ Célia Regina Simonetti Barbalho; Suely Oliveira Moraes. Manaus:  EdUA, 2003.103 p.; il.
Moraes, Suely Oliveira II. Título. Documentação – Normalização 2. Normalização de trabalhos – Guia I. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTOS DOS ALUNOS ICE 2011